Please reload

Recent Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Featured Posts

Quem é o comandante dos seus pensamentos?

January 15, 2020

 

 

Para ter sucesso em sua vida, você precisa se tornar o comandante de seus pensamentos. Você certamente se perguntará: "Como posso fazer isso se na maioria das vezes eles controlam totalmente minha mente"? Bem, antes de mais nada e como qualquer comandante faria, você deve conhecer os componentes da tropa que o levará ao sucesso.

Conhecendo a sua tropa

 

Sua tropa é composta por pensamentos rebeldes e muitas vezes inconsistentes. Então, eu vou lhe dar uma visão geral de quem são seus subordinados. Saber como seus pensamentos são formados pode ajudá-lo a identificar quais deles são confiáveis ou não, parando assim os eventos indesejados em sua vida de continuar controlando sua mente.

 

 

O caminho dos nossos pensamentos

 

Os pensamentos são o resultado de um processo complexo envolvendo aproximadamente 100 biliões de neurônios, as células do sistema nervoso. Cada estímulo resulta em milhares de ligações entre os neurônios que produzem até 100 biliões de sinapses. Algumas dessas conexões enviam até 1000 sinais por segundo. "De alguma forma ... isto está produzindo o pensamento", diz Charles Jennings, diretor do MIT McGovern Instituto Neurológico para Pesquisa sobre o Cérebro.

Neste exato momento, enquanto você lê este texto seu cérebro está recebendo um estímulo luminoso que seu nervo óptico lhe envia. Quando chega, em questão de segundos, outra conexão dá sentido ao que seu olho capturou e o transforma em uma imagem. Por sua vez, esta imagem encontra dentro da sua memória de longo prazo o significado e entende o que viu. A memória de longo prazo é o lugar onde, como em uma biblioteca, você acumula tudo o que aprendeu na sua vida até agora.

 

Enquanto isto acontece, o seu nervo auditivo pode captar o estímulo de um som ao que você não esta prestando atenção (canal autônomo). Este percorrera, de qualquer forma, um caminho semelhante a aquele do estímulo visual. Em algum momento, os dois estímulos poderão coincidir e ser registrados em sua memória de longo prazo ao mesmo tempo. Então, no momento de lembrar o que foi escrito neste texto, o seu cérebro irá ativar não só a memória da escrita, mas também o som que seu ouvido capturou e que você ignorou durante a leitura do texto.

 

A influência das percepções inconscientes

 

Como você pode imaginar, esta é uma imagem simplificada de como nosso cérebro trabalha e produz respostas aos estímulos, mesmo os não selecionados, dando assim sentido à nossa vida. E este é o problema, muitos destes estímulos podem ser negativos ou ter sido valiosos em determinada circunstância. Ao mesmo tempo, as palavras ou a linguagem corporal dos que nos rodeiam também podem ser gravadas de forma imperceptível e permanecer em nossa memória por toda a vida. Esta lembrança é ativada a qualquer momento para mascarar quem realmente deveriamos ser. Assim, este cenário pode ser formado por um ato do passado, como no caso do adolescente que queria começar um projeto pessoal e sua mãe lhe disse: "isto é muito grande para você." Hoje, como adulto, ele enfrenta problemas para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais, só porque toda vez que inicia um novo projeto, seu inconsciente tira da sua memória as palavras da mãe, a declaração negativa que criou nele a idéia falsa de não ser capaz de ter sucesso ou até mesmo, de merecer sonhar coisas novas e melhores para si mesmo, porque como sua mãe disse uma vez, são grandes demais para ele. O Conselho pode ter sido útil no passado porque serviu para uma pessoa jovem. Mas ele cresceu e aprendeu, ou deveria ter aprendido a encontrar novas maneiras de planejar as coisas em sua vida. Portanto, determinar os pensamentos que são úteis para você hoje sobre aqueles que não o são mais, é o único caminho para o sucesso em sua vida.

 

A percepção, mesmo que inconsciente, também ocorre na ausência de atenção

 

É imprescindível que você aprenda a promover uma limpeza de idéias falsas em sua mente. Remover aquelas que já foram úteis mas não o são mais e aquelas que entram em sua mente para criar falsas idéias sobre si mesmo na vida cotidiana. Provavelmente, todas as manhãs você se olha no espelho verificando cuidadosamente a superfície do seu rosto para detectar e corrigir eventuais imperfeições. Pois bem, quantas vezes você verifica os seus pensamentos da mesma maneira? Se você ainda não o fez, as chances são de que você não seja o comandante de seus pensamentos mas um subordinado que obedece as ordens de um grupo de ignorantes, os seus pensamentos.
 

 

Recuperando o poder

 

Onde estou e onde eu quero estar? Este é o primeiro passo para recuperar o poder e se tornar o comandante de seus pensamentos. Esta primeira questão é parte de A Técnica do Espelho do Eu (The Self Mirror Technique), uma importante ferramenta que irá ajudá-lo a reorganizar seus pensamentos e criar uma vida de sucesso. Não importa a origem dos pensamentos que não lhe permitem alcançar seus objetivos pessoais ou profissionais, a base desta situação é a maneira em que você organiza seus pensamentos. Eu acredito que você pode, você pode reverter a situação onde está agora, porque... As respostas para nossos dilemas estão sempre dentro de nós mesmos.

 

Tenha Agora uma Sessão Gratis de 20 Minutos Comigo

Referências:

Jennings, C. Director, McGovern Institute Neurotechnology (MINT) Program

Reisberg, D. (2010) Cognition. Exploring the science of the mind. Chap 4

LadyofHats (2007) Neuron Picture. SourceOwn work. Image renamed from Image:Complete neuron cell diagram.sv

Share on Facebook
Please reload

Follow Us

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 By Marta Gentile | OnlineLifeCoaching |  martagentilelifecoach@gmail.com | Florida | Proudly created with Wix.com